Projeto de pesquisa apresentado por Maria Aparecida Pandolfo Buzaglo como exigência parcial para obtenção do grau de bacharel em Fisioterapia sob orientação do Professor Esp. Denilson da Silva Veras.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho de pesquisa primeiramente a Deus por ter me proporcionado de estar até aqui aos meus pais por estarem sempre me ajudando me dando forças para prosseguir durante todo meu desempenho no meu TCC e a minha Professora e orientadora Denilson da Silva Veras.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente quero agradecer a Deus que ao longo desse processo complicado e desgastante, me ter feito ver o caminho, nos momentos em que pensei em desistir. Não posso esquecer dos meus pais Rita Pandolfo e Darci Buzaglo, minha filha Maria Rita, meu irmão Marino Neto, meu Avô Marino Pandolfo e alguns amigos e familiares que foram essenciais nessa caminhada, eles que me incentivaram e inspiraram através de gestos e palavras a superar toda e qualquer dificuldade! A todas as pessoas que de alguma forma me ajudaram acreditar que esse sonho seria possível! Minha eterna gratidão
EPÍGRAFE
A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.
(autor desconhecido)
RESUMO
Os sintomas do pós-operatório podem ser reduzidos através de atendimentos de fisioterapia através da drenagem linfática manual, corroborando os resultados desta pesquisa. Desta forma, o presente projeto de pesquisa visa analisar os benefícios da drenagem linfática manual na redução de hematomas pós-ritidoplastia. Assim, por se tratar de uma revisão literária e de caráter qualitativa. Metodologia: Foi empregado no presente estudo o método descritivo e comparativo, realizada por meio de uma profunda pesquisa bibliográfica, as quais foram consultadas obras publicadas no período de 2010 a 2020 e que abordam a temática em questão. Onde foi feita uma busca baseada na publicação científica, tais como: livros, revistas especializadas, jornais especializados ou de busca, nas bases de dados Scielo, PUBMED e PEDro. Resultados: Com base no que os autores mencionaram se observa rapidamente, com a drenagem linfática proporcionou a diminuição do edema e do hematoma dos pós ritidoplastia, bem como a redução da dor. Desta forma, as revisões literárias são importantes em virtude de manter atualizado o estudante ou até mesmo o profissional da área, que busca constantemente o seu aperfeiçoamento, tornando uma atividade prazerosa e de bastante aprendizado para todos. Conclusão: a aplicação da DLM promoveu a diminuição do edema e a retirada dos líquidos acumulados nos pós-cirúrgicos, mostrou exercer uma função importante no tratamento de pósoperatório, pois proporcionou também melhora dos hematomas, aumento do processo de cicatrização e diminuição da dor, contribuindo assim para as melhorias do bem-estar dos pacientes.
Palavras-chave: Ato Cirúrgico; Drenagem; Plástica Facial; Fisioterapia.
ABSTRACT
Postoperative symptoms can be reduced through physical therapy visits through manual lymphatic drainage, corroborating the results of this research. Thus, this research project aims to analyze the benefits of manual lymphatic drainage in reducing post-rhytidoplasty hematomas. Thus, as it is a literary and qualitative review. Methodology: The descriptive and comparative method was used in this study, carried out through a thorough bibliographic research, which consulted works published in the period from 2010 to 2020 and which address the subject in question. Where a search was made based on scientific publication, such as: books, specialized magazines, specialized or search newspapers, in the Scielo, PUBMED and PEDro databases. Results: Based on what the authors mentioned, it can be observed quickly, with lymphatic drainage, it reduced edema and hematoma in post-rhytidoplasty, as well as reduced pain. In this way, literary reviews are important because of keeping the student or even the professional of the area updated, who constantly seeks their improvement, making it a pleasant and learning activity for everyone. Conclusion: the application of DLM promoted the reduction of edema and the withdrawal of accumulated fluids in the post-surgical period, showed to play an important role in the postoperative treatment, as it also provided improvement of the bruises, increased healing process and decreased pain, thus contributing to the improvement of patients\’ well-being.
Keyword: Surgical Act; Drainage; Facial Plastic; Physiotherapy.
1. INTRODUÇÃO
Para Galvão, (20125), relata que a ritidoplastia é a cirurgia plástica de rejuvenescimento facial. E tem como principal objetivo reduzir os efeitos do tempo, gravidade e exposição solar sobre a face, o qual ocorrem futuros aparecimento dos sinais de envelhecimento. Por se tratar de um dos procedimentos mais conhecidos entre os demais tipos de cirurgias plásticas, vem surgindo diversas técnicas novas, as quais buscam mostrar melhorias cada vez mais na perfeição e na qualidade dos seus resultados.
De acordo com Paccinin et al., (2017), várias técnicas de remoção das rugas faciais têm sido descritas ao longo dos tempos. A primeira técnica foi a ritidoplastia cutânea, em que somente a pele era removida. A segunda geração de técnicas desenvolveu-se a partir da descrição do SMAS (sistema musculoaponeurótico subcutâneo). O cirurgião trata cirurgicamente esse complexo através de plicaturas, secções parciais e suturas, objetivando tornar o resultado mais duradouro.
Para Leduc e Leduc, (2017), a ritidoplastia usual, baseada no tratamento do sistema musculoaponeurótico subcutâneo, dentre outras coisas, remove a gordura excessiva, reposiciona a musculatura e retira os excessos de pele da face e do pescoço com a intenção de deixar o rosto naturalmente mais jovem, com aparência saudável e descansada
No estudo de Ceolin e Rosas, (2016), descreve que a fisioterapia através da Drenagem Linfática Manual (DLM) tende a prevenir e diminuir o edema, melhorando o efeito estético, aumentando a satisfação dos pacientes quanto ao resultado do procedimento cirúrgico, uma vez que a cirurgia plástica pode proporcionar esta transformação, ajudando- nas as se submeterem a esse procedimento para que melhorem sua autoestima e bem-estar.
Conforme Ferreira e Júnior, (2010), os sintomas do pós-operatório podem ser reduzidos através de atendimentos de fisioterapia através da DLM, corroborando os resultados desta pesquisa. Através da proposta de revisão literária realizada no processo de construção deste projeto de pesquisa, constatou-se que a respeito da drenagem linfática manual na redução de hematomas pós ritidoplastia, os conceitos são amplos e atuais.
Em relação aos hematomas pós ritidoplastia pode-se afirmar que conforme Silva (2018), de julho de 2015 a dezembro de 2018, antes da adoção da sistematização, houve uma incidência de hematomas de 3,43% em 233 casos. Após sua adoção, houve uma queda para 1,66% em 361 casos realizados. Os últimos 177 casos consecutivos não apresentaram a complicação.
De acordo com Guirro e Guirro, (2016), a DLM deve sempre ser iniciada pelo segmento proximal, pelas manobras que facilitem a evacuação, feitas nos linfonodos regionais, e só então deve seguir para as manobras de reabsorção e captação, realizadas ao longo das vias linfáticas e nas regiões de edemas para que a mesma possa ter sua eficácia dentro do tratamento objetivado.
Segundo Sampaio, (2016), as diversas manobras de DLM são realizadas em todos os segmentos do corpo, sendo que cada manobra é realizada sobre o mesmo local de cinco a sete vezes. Algumas delas seguem um trajeto que parte dos linfonodos regionais e retorna a ele, correspondendo, de um modo geral, às vias linfáticas fisiológicas as quais são indicadas para a prevenção e tratamento de edemas, linfedemas, fibro edema gelóide (FEG), queimaduras, enxertos, acne, sensação de cansaço nos membros inferiores, dor muscular, pré e pós-operatório de cirurgia plástica, hematomas e equimoses, olheiras e até mesmo marcas de expressão.
Assim, o estudo consiste em instigar os benefícios da DLM ao ser usado como tratamento na redução de hematomas pós ritidoplastia. Por ser um método terapêutico de baixo custo de investimento e manutenção, facilidade de aplicação e o fato de apresentar resultados clínicos importantes, acabam fazendo com que a DLM seja um forte aliado no tratamento nos pós-ritidoplastia.
A pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios da drenagem linfática manual na redução de hematomas pós-ritidoplastia.
2. METODOLOGIA
A pesquisa utilizou um método hipotético com objetivo descritivo explicativo. Quanto ao método, define-se de um estudo transversal de natureza quantitativa com o grau e controle das variáveis do tipo não experimental. Utilizou-se como critério de inclusão: Obras publicadas na língua portuguesa e inglesa; obras publicadas no período de 2010 a 2019; material consultado que aborde somente acerca da temática em questão; e como critério de exclusão: artigos que não abordem acerca da drenagem linfática manual; estudos com objetivos pouco definidos ou explicitados; artigos que tratam acerca da ritidoplastia no público masculino.
Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a qual foi feita uma busca eletrônica de artigos nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Physiotherapy Evidence Database (PEDro) e Serviço de U.S. National Libraryof Medicine (PUBMED), publicados nos anos 2010 2020 e em idiomas português e inglês, nas quais os artigos forma selecionados.
Os resultados foram demonstrados através dos casos clínicos que obtém nos artigos que mostraram os benefícios da drenagem linfática manual na redução de hematomas pós-ritidoplastia. Para o levantamento de dados, foi utilizado o programa Word, no qual será abordado o assunto. Os descritores utilizados na busca foram: Ato Cirúrgico, Drenagem, Plástica, Revisão Literária.
A comparação entre os artigos pesquisados foi realizada através de uma análise de dados e os resultados foram descritos por meio de texto, e por meio da montagem de tabelas no Word para facilitar e ilustrar esse processo na melhor compreensão dos dados obtidos presentes neste estudo. A montagem da tabela deu-se através dos dados levantados, por meio de uma discussão entre autores e analise a partir da interpretação dos resultados evidenciados conforme revisão, com enfoque na técnica, a forma de aplicação, as convergências e divergências entre o método aplicado.
Posteriormente, os textos foram categorizados em uma tabela no programa Word que permitiram uma visualização mais clara dos dados coletados, considerando as palavras-chave e dados secundários como o resumo, após a seleção dos achados, realizamos a síntese dos dados através do fichamento. Os dados sintetizados foram documentados e analisados na revisão de literatura proposta, e para demonstrar os percentuais dos dados encontrados pelos atendimentos e protocolos que constam nos artigos utilizarmos o programa Word.
E por fim, os aspectos éticos foram respeitados pela pesquisa bibliográfica citada, pois levaram em consideração todos os direitos autorais das obras consultadas, bem como dos artigos utilizados como fonte de pesquisa para o embasamento dos argumentos e ideias que permitem a relevância da pesquisa. Todos os autores foram citados conforme seu contexto, preceitos éticos no que tange a zelar para que as informações prestadas sejam legítimas, possibilitando assim, que os resultados apresentados possam se tornar públicos.
Fluxograma 1: Fluxograma de seleção (inclusão e exclusão) dos artigos no estudo de revisão nas bases de dados.
3. RESULTADO
Em conformidade com o levantamento bibliográfico foram encontrados 9 artigos de estudos de caso, publicados em periódicos científicos e revistas entre os anos de 2010 a 2020 a respeito da drenagem linfática manual na redução de hematomas pósritidoplastia, mostrar os benefícios da técnica no pós-ritidoplastia. Esses artigos foram investigados e lidos com suas informações básicas disposta na tabela 1.
Tabela 1- Principais resultados encontrados sobre a drenagem linfática manual na redução de hematomas pós ritidoplastia.
Ano | Autor | Objetivo | Principais Resultados |
2017 | Amorim e Meija. | Analisar se a intervenção fisioterapêutica escolhida apresentou uma redução significativa no edema melhorando a qualidade de vida. | Aplicação do protocolo de tratamento proposto mostrou ser eficaz na paciente, houve uma redução do edema onde a paciente relatou melhora na realização das atividades diária. |
2017 | Moraes e Souza | Analisar a importância da drenagem linfática manual no pósoperatório do lifting facial. | Verificou-se que após o procedimento do lifting facial, a drenagem linfática manual tem por objetivo principal, reduzir o edema ocasionado pela cirurgia. |
2017 | Nora, Regis e Rosa | Apresentação de um estudo sobre a Drenagem Linfática Manual, focando na importância do seu uso terapêutico no pós-operatório. | A DLM atende com eficiência e eficácia no pós-operatório, uma vez que a técnica traz benefícios aos pacientes, sejam estéticos, ou pela redução do edema e da dor. |
2017 | Viana e Carvalho | Avaliar a eficácia da drenagem linfática na redução de edema de membros inferiores (MMII) de puérperas atendidas em uma unidade de saúde do estado de Pernambuco. | A intervenção fisioterapêutica se mostrou eficaz, na comparação da perimetria e goniometria, antes e depois, neste caso constatou-se que a DLM obteve uma redução significante do edema de MMII nas puérperas. |
2015 | Guimarães, Sodre e Bertotto | Avaliar os efeitos terapêuticos da DLM no pós-operatório de abdominoplastia | Os benefícios da DLM melhoraram na reabsorção do líquido intersticial e consequentemente reabsorção do edema residual. Além da diminuiu do edema visualmente e o paciente a cada sessão relatava sensação de alívio de desconforto. |
2013 | Barato e Santos | Avaliar a eficácia da DLM na redução do edema de membros inferiores no pós-operatório de cirurgia de abdominoplastia, bem como na diminuição da dor. | A eficácia da DLM promoveu no pré e pós-operatório para a redução do edema de membros inferiores e alívio da dor no caso estudado. |
2013 | Migotto e Simões | Identificar a incidência de cirurgias plásticas, conhecimento e reconhecimento da atuação fisioterapêutica Dermato- Funcional no pós-operatório. | Os relatos das pacientes sobre os fisioterapeutas valorizaram e reconheceram mais a eficácia dos recursos manuais, proporcionando não apenas a valorização da integralidade entre as profissões, mas sim um tratamento global e humanizado a seus pacientes. |
2012 | Morais e Cervaens | Verificar, num estudo de caso, os resultados da DLM e das bandas neuromusculares (BNM) na dor, edema, hematoma e pigmentação do abdómen e mamas após lipoaspiração para reconstrução mamária | A DLM e as BNM melhoram as consequências no pós-cirúrgico, eliminando a dor, desaparecimento do hematoma abdominal, normalização da pigmentação mamária e diminuição do edema. |
2010 | Ferreira e Júnior | Determinar a efetividade de manobras padronizadas de DLM na redução do edema facial, na distância interincisal máxima ativa e no quadro álgico de pacientes submetidos a cirurgia. | As manobras padronizadas da DLM aplicadas de maneira proposta produziram redução significante do edema facial, aumento da distância interincisal máxima ativa e redução do quadro álgico. |
Os estudos apresentados na tabela 1, expõe os principais resultados dos benefícios da drenagem linfática manual na redução de hematomas pós-ritidoplastia, evidenciando a importância da eficácia dos mesmos, e elucidando que é um método eficiente para a melhora dos hematomas assim como na prevenção e diminuição do edema, melhorando o efeito estético, aumentando a satisfação dos pacientes quanto ao resultado do procedimento cirúrgico, proporcionando melhora na autoestima e bem estar.
4. DISCUSSÃO
De acordo com Amorim e Meija, (2017), realizaram um estudo com uma paciente submetida a DLM para a redução de edema no pós-operatório, o qual realizaram 10 sessões de drenagem. Após a aplicação da técnica obteve-se resultados positivos e observou que a mesma promoveu uma recuperação funcional, reduzindo assim os sintomas apresentados, e consequentemente proporcionando a melhor qualidade de vida, visto que, possibilitou o retorno em suas atividades de vida diária, tornando-a eficaz na prevenção e tratamento das complicações pós-operatória.
Acrescenta em seu estudo Moraes e Souza, (2017), que a DLM é eficaz para a redução de edema após o procedimento do lifting facial, conhecido também como ritidoplastia facial. Portanto, o procedimento promoveu também a minimização de tais alterações no pós-cirúrgico, por proporcionar a ativação da circulação sanguínea, a DLM estimula uma maior oxigenação dos tecidos, o que melhora a aparência do rosto com a diminuição das bolsas e suavização de algumas manchas superficiais.
Complementam Nora, Regis e Rosa, (2017), através da sua pesquisa pode-se entender que se trata de uma técnica que age na rede linfática, reconduzindo a linfa dos espaços intersticiais para a corrente sanguínea, sempre para o sentido do coração. Observou que a técnica atende à terapêutica do pós-operatório, uma vez que repercute positivamente para o trabalho nos casos de diminuição do edema e do quadro álgico ocasionados pelo procedimento cirúrgico, promovendo assim melhora tecidual.
Segundo Guimarães, Sodre e Bertotto, (2015), em seu estudo, o paciente foi submetido a 15 sessões de DLM, com uma frequência de 2 vezes por semana, a técnica resultou na redução do líquido intersticial e consequentemente diminuição do edema residual. Além das diferenças perimétricas, o edema diminuiu visualmente e o paciente a cada sessão relatava sentir alívio do desconforto.
Na pesquisa de Barato e Santos, (2013), através de um estudo de caso, mostraram a eficácia da DLM no pós-operatório de abdominoplastias, onde foram realizadas 20 sessões de drenagem linfática, num período de 25 dias, sendo 5 sessões pré-operatórias e 15 sessões pós-operatórias, que foram iniciadas após o 5° dia da data da cirurgia. E após a aplicação da DLM observou redução perdas de medidas, da dor e do edema, por conta do início precoce do tratamento ajudou a prevenir complicações e proporcionou a recuperação mais rápida do indivíduo.
Afirma Viana e Carvalho, (2017), realizaram um estudo com 58 mulheres que foram submetidas ao tratamento da DLM, por se tratar de uma técnica terapêutica de baixo custo, baixo risco e de fácil manuseio pelo fisioterapeuta e eficaz nos pósoperatórios. O tratamento proporcionou melhora do edema, diminuição da dor e aumento cicatricial, tornando-o de extrema importância para a cirurgia pósritidoplastia, no qual favoreceu uma rápida recuperação e uma melhor qualidade de vida para as mulheres.
De acordo com Migotto e Simões, (2013), após a aplicação da DLM, à atuação da fisioterapia dermatofuncional no pós-operatório, mostrou-se eficaz na redução do edema, aceleração do processo cicatricial, modulação corporal e redução do edema e da dor das pacientes. E com os relatos das pacientes sobre os fisioterapeutas, os cirurgiões que realizaram a abdominoplastia valorizaram e reconheceram mais a eficácia dos recursos manuais desses profissionais, proporcionando não apenas a valorização da integralidade entre as profissões, mas sim um tratamento global e humanizado a seus pacientes.
Segundo Morais e Cervaens, (2012), em seu estudo com a aplicação da DLM em uma paciente por 1h e 30 minutos por sessão, duas vezes por semana, totalizando 10 sessões. O resultado foi eficaz para a melhora do nível da pigmentação e da perimetria local, redução da dor e do edema, e o desaparecimento do hematoma do procedimento, ou seja, melhorando os sintomas pós-cirúrgicos.
No estudo de Ferreira e Júnior, (2010), composto por 29 indivíduos submetidos ao tratamento com DLM e mimica facial para reduzir o edema e desconfortos no pósoperatório. O procedimento tinha durabilidade de 10 minutos, 3 vezes ao dia, realizado com movimentos circulares com as pontas dos dedos e movimentos de deslizamento superficial. No final dos atendimentos as pacientes relataram melhora visível na redução do edema facial e da dor, visto que elevou a autoestima, reduzindo o uso de medicamentos e antecipação da alta hospitalar.
5. CONCLUSÃO
Neste estudo foi possível relatar a importância da DLM no pós-ritidoplastia, pois é uma técnica que trabalha o sistema linfático, estimulando e acelerando o movimento da linfa até chegar aos gânglios linfáticos. Por tanto, a aplicação da DLM promoveu a diminuição do edema e a retirada dos líquidos acumulados nos pós-cirúrgicos, mostrou exercer uma função importante no tratamento de pós-operatório, pois proporcionou também melhora dos hematomas, aumento do processo de cicatrização e diminuição da dor, contribuindo assim para as melhorias do bem-estar dos pacientes.
A realização desta presente pesquisa foi de suma importância para a sociedade, e para o entendimento de todos os pacientes sobre a influência da drenagem linfática manual no pós-ritidoplastia, pois é uma técnica que consiste em uma massagem com movimentos suaves que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório e visa na redução dos líquidos acumulados no organismo que são liberados através da ativação dos linfonodos, proporcionando a diminuição do edema e hematomas, o que a torna um elemento chave para o tratamento nos pósoperatórios de ritidoplastia.
6. REFERÊNCIAL TEÓRICO
AMORIM, L.L; MEIJA, D.P.M; O papel da drenagem linfática na melhora da qualidade de vida e na redução de linfedema em mulheres mastectomizadas em pós-operatório tardio. Trabalho de Conclusão de Pós-graduação em Dermato funcional – Faculdade Ávila, 2017.
BORATO, G.B; SANTOS, G.J.B; Efeito da Drenagem Linfática na Redução de Edema de Membro Inferior: Estudo de Caso em Pré e Pós-Operatório de Abdominoplastia. Rev Bras Terap e Saúde, 4(1):13-18, 2013.
CEOLIN, M.M; ROSAS, R.F. Efeitos da drenagem linfática manual no pós-operatório imediato de lipoaspiração no abdome. Trabalho de Conclusão de Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Tubarão/SC, 2016.
FERREIRA, T.R.R; JÚNIOR, A.S.T; Drenagem Linfática Manual no pós-operatório de enxerto ósseo alveolar: uma nova abordagem para a redução do edema facial. Dissertação de Mestrado do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. Universidade de São Paulo. Bauru, 138 p. 2010.
GALVÃO, M.M.M; Drenagem linfática manual e ultrassom no tratamento do fibro edema gelóide em região glútea – um estudo de caso. Faculdade Assis Gurgacz. Cascavel, 2015.
GUIMARÃES, T.D; SODRE, I.A; BERTOTTO, A; Drenagem linfática manual associada ao pós operatório de abdominoplastia: um estudo de caso. SEFIC, 2015, Canoas, RS, out/ 2015. ISSN 1983-6783.
GUIRRO, E; GUIRRO, R; Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3° edição revisada e ampliada. São Paulo: Manole, 2016.
LEDUC, A; LEDUC, O; Drenagem Linfática. Teoria e prática. 3ª ed. Barueri, SP: Manole, 2017.
MIGOTTO, J.S; SIMÕES, N.PS; Atuação fisioterapêutica dermato funcional no pósoperatório de Cirurgias plásticas. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Vol.04, Nº. 01, Ano 2013 p.1365-1377.
MORAIS, S.C; CERVAENS, M; O efeito da drenagem linfática manual e das bandas neuromusculares na reabilitação pós-lipoaspiração para reconstrução mamária: estudo de caso. Saúde & Tecnologia ed. online | outubro | 2012 | #T1 | P. 53-59. ISSN: 1646-9704.
MORAES, M.A.C; SOUZA, F.G.L; Drenagem Linfática Manual no Pós-Operatório de Lifting Facial. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação da Faculdade Faserra. Manaus, 2017.
NORA, A.L.; REGIS, I; ROSAS, M.P; A Importância Da Drenagem Linfática Manual no Pós-Operatório. Revista Maiêutica, Indaial, v. 1, n. 01, p. 7-15, 2017.
PICCININ, A.M; MELLO, P.B; BEM, D.M; SILVA, A; ROSA, P.V; Redução do edema em membros inferiores através da drenagem linfática manual: um estudo de caso. Rev Inspirar Mov. Saúde, 2017.
SAMPAIO, S; Dermatologia. 2°ed. São Paulo: ArtMed, 2016.
SILVA, M.L; Eficácia da drenagem linfática manual no pós-operatório de abdominoplastia. Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Ávila, 2018.
VIANA, A.C.M; CARVALHO, V.C.P; Drenagem linfática na redução de edema de membros inferiores de puérperas atendidas em uma unidade de saúde do estado de Pernambuco. 19ª Jornada Dd Iniciação Científica. Programa institucional de bolsas de iniciação científica – pibic, 2016/2017, Ano 19 – nº 01, Recife, 2017.
ANEXO
Carta Aceite do (a) Orientador para Trabalho de Conclusão de Curso
Eu, Denilson da Silva Veras, pelo presente, informo à coordenação e ao professor responsável pela disciplina de Trabalho de Conclusão de curso, do Curso de
Fisioterapia que aceito orientar o (a) acadêmico (a) Maria Aparecida Pandolfo
Buzaglo, na elaboração do seu TCC: A drenagem linfática manual na redução de hematomas pós ritidoplastia: uma revisão de literatura.
Manaus, 23 de Agosto de 2021.
_____________________________________
Assinatura do (a) Coorientador (a)
(Se houver, e com autorização do Orientador de Conteúdo)
_______________________________________ Assinatura do (a) Orientador (a) de Conteúdo